meta name="robots" content="noindex" /> Contraculturalmente: LITERATURA DE CULTO 18: SR. BENTLEY O ENRABA PASSARINHOS



LITERATURA DE CULTO 18: SR. BENTLEY O ENRABA PASSARINHOS

Senhor Bentley, o Passarinheiro, o Passarão, O Enraba-Passarinhos. O Lambe-Lambe, o paneleiro corno-de-merda, peneirento, o caga-lume, o apaga-lume, o arrebita-a-nabiça, ai arrebita-arrebita!; Senhor Bentley, o Visitador de Cemitérios. Ó.



Tenho por hábito visitar várias livrarias semanalmente especialmente para saber as novidades em termos de livros técnicos. Passo sempre um bom bocado a folhear livros de ornitologia (a minha actual profissão centra-se essencialmente na observação e identificação de aves), espremendo-os até perderem completamente o interesse. Depois, agarro num romance e levo-o para casa, deixando os livros de passarinhos para outra altura.

Numa visita recente a uma dessas livrarias, encontro, entalado entre títulos como "Onde Observar Aves no Sul de Portugal" e "Collins Bird Guide", algo que me chamou a atenção. Um pequeno livro rosa-choque, perdido naquela secção mas completamente desavergonhado, de seu nome Sr. Bentley O Enraba Passarinhos, escrito por uma tal Ágata Ramos Simões. Compro-o só pela subversidade e coragem do título. E ainda bem que o fiz.

Descubro que Ágata Ramos Simões é uma jovem operadora de Call-Center que alterna a sua profissão com a paixão da escrita, sendo Sr. Bentley o Enraba Passarinhos já o seu terceiro livro. Escrito algures entre 2003 e 2004, e tendo sido recusado por 17 (dezassete!) editoras até conseguir chegar à tipografia graças à Saída de Emergência já em Janeiro de 2006, Sr. Bentley é um belo livro sobre um homenzinho sádico, crápula e mau de indumentária vitoriana que se diverte a enganar, manipular e ridicularizar todos os que o rodeiam. Completamente non-sense e agressivo, fruto de uma relação improvável entre Boris Vian e Happy Noodle Boy, mas com um toque muito seu, Virgílio Bentley é simplesmente hilariante! As visitas a campas desconhecidas no cemitério, os chazinhos com a enfadonha Miss Joyce, as conversas com o próprio diabo, as idas às casas de putas, as conversões aos tele-evangelistas, tudo é escrito com um refinado sentido de humor, que nos aperta o estômago e nos faz verter uma ou outra lágrima de tanto rir! Verdadeira pedrada no charco!


Sigam o trabalho de Ágata Ramos Simões no seu blog, escrita.blogspot.com.

Leiam a entrevista à autora, cortesia Bad Books don't E-Zine.

E passem os olhos pelo primeiro capítulo de Sr. Bentley O Enraba Passarinhos, aqui.

Etiquetas: , ,

« Home | Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »

novembro 04, 2006
Blogger Trilby relatou...

Ainda não espreitei oslinks que aconselhas mas já sei que me vou meter em sarilhos. Ultimamente ando sempre com post-its em todo o lado com títulos de livros que descubro e que quero ler. O pior é que quero mais do que consigo. Atão vamos lá espreitar...    



novembro 04, 2006
Blogger Dunyazade relatou...

Muito obrigada pelo comentário positivo e pela publicidade!!!!! :D

Fico contente por teres gostado de ler o livro. Fiz novos textos, com o senhor Bentley, já depois do livro ter sido publicado. Podes ler algumas aventuras do tipo no meu blog. Basta fazeres busca.

Beijinhos!    



novembro 05, 2006
Blogger Carca relatou...

Dunyazade, tenho acompanhado os novos textos do Sr. Bentley (e não só) e tenho gostado muito, além de me ter identificado (só um bocadinho) com o próprio Virgil Bentley! A verdade é que adorei mesmo muito o teu livro, mas tenho imensa pena que seja tão dificil de encontrar! Já o emprestei a 3 amigos meus que acabaram por partilhar da minha opinião, e tenho um exemplar já embrulhado, pronto para oferecer à minha cunhada pelo natal (ela só lê Paulo Coelho, coitadinha, ando a ver se a educo)...

Trilby, lê pelo menos o link que meti referente ao primeiro capitulo que vale bem a pena!    



novembro 05, 2006
Blogger Carca relatou...

Rónhónhónhónhónhónó. Parece que os comentários não estão a funcionar.    



novembro 05, 2006
Blogger Dunyazade relatou...

:DDDDDDDD
Isso: spread the joy, lol!

Difícil de encontrar... e segundo o meu editor só cerca de 700 até agora foram vendidos :/


*********    



novembro 06, 2006
Blogger Bruno Taborda relatou...

Por coincidência estive com este belo livro na mão no outro dia, num certo mercado capitalista de origem Francesa e teoricamente comunista, e fiquei imensamente curioso.
Com esta recomendação já sei o que vou almoçar amanhã ;-)    



novembro 06, 2006
Blogger Dunyazade relatou...

Com tanto leitor novo que me estás a arranjar, Carca, devias ter direito a comissão (mas não vais ter porque eu sou somítica :P )

********    



novembro 07, 2006
Anonymous Anónimo relatou...

Foi pelo blog da Ágata que cheguei até este espaço. Não me desiludiu a referência, pelo que hei-de por cá passar mais vezes.

Até porque tenho algumas (outras) afinidades com 'ticks', que são uma especialidade minha, de tanto as caçar no meu cão, durante os meses de Verão... ;>)

Abraço!    



novembro 09, 2006
Blogger RS relatou...

Congratulações, caro(a) Carca. Três vezes congratulações. Pela imagem do título, pelo culto ao Bentley, pelo destaque aos Tomates Assassinos. E mais uma congratulação, pelo Contra na geral. Bom trabalhinho! E um bem-haja à "Dunyazade" que para aqui me desencaminhou...    



novembro 10, 2006
Blogger Carca relatou...

FZ e RS:

Obrigado pelos votos de confiança. Prometo desiludir!    



» Enviar um comentário