meta name="robots" content="noindex" /> Contraculturalmente: BD DE CULTO 18: SUPERMAN VS MUHAMMAD ALI



BD DE CULTO 18: SUPERMAN VS MUHAMMAD ALI

Possuo um ódio de morte pelo Super-Homem. Poderia justificar esse meu ódio recorrendo ao velho ensinamento que meu pai me transmitiu um dia (homem que veste cuecas vermelhas por cima das calças nunca poderá ser super), mas não o vou fazer. O meu ódio é muito mais profundo e justificável. Citando directamente o genérico da série de animação subordinada à personagem, Superman, um ser perfeito, inquebrável e invencível, luta pela verdade, justiça e o "American Way". Ora, tendo em conta os eventos do passado mais recente envolvendo a política externa dos Estados Unidos, juntar "American Way" às palavras justiça e verdade não cola. A primeira aparição de Superman, aliás, foi na forma de um vilão superpoderoso com pretensões à conquista mundial. Que positivo para nós que Superman tenha sido posteriormente convertido à causa americana...

Posto isto, adoro quando o grande herói Americano de Krypton leva uma bela sova. Especialmente quando essa sova é aplicada pelo autodenominado "maior lutador de todos os tempos", o grande, o inimitável, o artista anteriormente conhecido por Cassius Clay, Muhammad Ali!



Superman vs Muhammad Ali é apenas um dos muitos livros de banda desenhada nos quais celebridades de carne e osso se unem a personagens da 9ª arte, um género muito em voga nos anos 70. E se a ideia de se juntar o maior pugilista de todos os tempos ao maior canastrão desenhado de todos os tempos vos parece ridícula (porque é), o certo é que este livro vendeu como ginjas nos idos de 1978.

A história começa com uma invasão extra-terrestre. Os aliens, sedentos de sangue, propõem à humanidade que eleja o seu melhor lutador para defrontar o campeão inter-galáctico num combate de boxe. Se o campeão terrestre vencer, os invasores partirão em paz. Caso contrário, espera-nos milénios de escravidão, dor e sofrimento.

Dois lutadores assumem a responsabilidade. Superman (que devia ter sido desclassificado logo à partida por não ser terrestre) e Muhammad Ali. Ambos têm de lutar para se decidir qual será o representante do planeta azul na maior batalha de todo o cosmos (segundo os entendidos).

Superman vs Muhammad Ali é um livro de banda desenhada datado, que reflecte o mundo nos anos 70. Muitos dos extra-terrestres são claramente inspirados no Star Wars, que havia estreado poucos meses antes, Muhammad Ali havia perdido o título de campeão mas continuava a ser o maior, Sony Bono ainda tinha a cabeça em cima dos ombros (se olharem bem para capa, poderão ver a sua cabeça sobre o ombro do Batman) e Superman, apesar de canastrão, era simpático e divertido, à imagem dos heróis de BD mainstream da época. A arte deste livro, hoje em dia muito retro, ganha pontos especialmente por isso mesmo, e este livro é constitui bonita uma curiosidade para todos os amantes de banda desenhada.

E, caso estejam interessados no resultado do combate...



Superman levou tautau! Muhammad salva a terra! Obrigado, salvador Ali!



Leiam este livro na íntegra (e mais outros dentro da mesma estética) em Propaganda Comics.

Comprovem a canastriçe machista de Superman em Superdickery.com
.

Etiquetas: ,

« Home | Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »

novembro 10, 2006
Blogger Abssinto relatou...

Obrigadíssimo pelo biotic! Eu faço boxe e já tinha lido algures que havia este numero. Vou pesquisar para ver como é que o homem de aço não arrancou a cabeça o Ali no primeiro directo que lhe dirigiu! lol Americanos...    



novembro 10, 2006
Blogger Abssinto relatou...

...ah, além de que a capa do SH deve ter dar imenso jeito durante o combate:)    



novembro 11, 2006
Blogger Hugo relatou...

Ainda não tive tempo de os ler, mas o Superman Meets The Quik Bunny
é o que me desperta mais curiosidade!    



novembro 14, 2006
Blogger Hugo relatou...

Estive a ver hoje... e o Superdickery.com é extremamente interessante. Além da canastrice machista do Super Homem, as imensas capas anti japoneses e anti comunistas, os super heróis com poderes estranhos, as páginas sobre a Wonder Woman, etc... aquilo é fantástico.    



novembro 14, 2006
Blogger Carca relatou...

E a primeira imagem da secção Seduction of the innocent é simplesmente perfeita!    



» Enviar um comentário