meta name="robots" content="noindex" /> Contraculturalmente: BD DE CULTO 9: LENORE THE CUTE LITTLE DEAD GIRL



BD DE CULTO 9: LENORE THE CUTE LITTLE DEAD GIRL

Como havia sido prometido há muitos meses atrás, hoje a secção BD de Culto debruça-se sobre as aventuras de Lenore, The Cute Little Dead Girl.



Lenore é uma personagem do grande Roman Dirge, inspirada no poema com o mesmo nome de Edgar Allan Poe. A estória principal centra-se numa menina que aparenta não ter mais de 8 anos, loura, pequenina e simpática. O seu único problema reside na condição clínica de que padece (está morta). Fascinada por gatos, Lenore passa a vida (morte) a matar e mutilar todos os que se atravessam no seu caminho, ainda que inocentemente, pois uma menina morta não consegue distinguir muito bem a fronteira entre o bem e o mal...

Num estilo muito próprio, Roman Dirge destrói o imaginário infantil de forma imaginativa e persistente. O coelho da Páscoa, os gnomos da floresta, as lengalengas infantis, tudo é deliciosamente pervertido em Lenore, the Cute Little Dead Girl. Humor negro do melhor que se pode encontrar em BD, ilustrado a preto e branco como não poderia deixar de ser.

De momento existem duas compilações de histórias de Lenore (Trade-Paper Backs, em "Americano"). O primeiro TPB intitula-se Noogies e compila os números 1 até ao 4. O segundo chama-se Wedgies e vai do número 5 até ao 8. Entretanto está para sair um 3º TPB. Para obter algum destes livros, recomendo como já vai sendo habitual a Shop Suey Comics (e eles não me pagam nada por isso...). Se ainda assim a minha prosa não vos deixou convencidos, deixo-vos com este site, onde poderão assistir a episódios animados em Flash, directamente inspirados nas primeiras aventuras de Lenore.

Etiquetas: , , , ,

« Home | Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »

fevereiro 13, 2006
Blogger Trilby relatou...

Vai-se a ver e foi aí que o Tim Burton se inspirou para o "Corpse Bride". Acho os desenhos parecidos    



fevereiro 13, 2006
Blogger Carca relatou...

Na verdade, Trilby, o Tim Burton e o Roman Dirge são amigos de longa data e partilham o mesmo gosto por contos de fadas com sabor amargo. E o Tim Burton volta e meia edita livros de contos infantis misturados com banda desenhada. Um dos mais conhecidos é "A espectacular morte do Rapaz Ostra". Um dia destes faço a crítica... Isto é, se tiver tempo!    



fevereiro 14, 2006
Blogger eco relatou...

See! on yon drear and rigid bier low lies thy love, Lenore!
Come! let the burial rite be read–the funeral song be sung!-
An anthem for the queenliest dead that ever died so young-
A dirge for her the doubly dead in that she died so young.


Excelente blog...
Voltarei, com frequência...    



» Enviar um comentário