meta name="robots" content="noindex" /> Contraculturalmente: LITERATURA DE CULTO 3: COMO FICAR ESTUPIDAMENTE CULTO EM APENAS (10) MINUTOS



LITERATURA DE CULTO 3: COMO FICAR ESTUPIDAMENTE CULTO EM APENAS (10) MINUTOS

Agosto! Pico do Verão, auge da Silly Season... Altura de meter o cérebro de molho e descansar a cabeça... Não será a melhor altura do ano para ler, de certeza, a não ser a chamada literatura de praia, livros levezinhos sem sumo, só para matar o vício...

O livro que vos trago este mês intitula-se Como Ficar Estupidamente Culto em Apenas (10) Minutos. Não é um livro pesado. Também não é um livro leve. É um livro... Assim como... Enfim, é bom para o Verão!

Como Ficar Estupidamente Culto em Apenas (10) Minutos, de Nuno Amaral Jerónimo e José Carlos Alexandre, é algo que se lê bem. Possui duas grandes vantagens: está escrito em linguagem vulgar, o que facilita a sua leitura, e adquire-se conhecimento falso e inútil sobre os mais variados temas. O livro pretende ser uma enciclopédia non-sense, em que o leitor adquire imensas frases feitas para fazer passar por suas, e um vasto conhecimento falso sobre variadíssimos temas.

Neste compêndio encontram-se:

- Resumos Literários (Ulisses estava farto de estar em casa e saiu para comprar tabaco. Voltou vinte anos depois quando a mulher já se andava a rir para os vizinhos. Odisseia, por Homero)

- Resumos Cinematográficos (Um grupo de extraterrestres de borracha aterra nos Estados Unidos para comer uma bifana antes de seguir viagem. Um deles afasta-se para dar uma mija e perde-se dos amigos. É normal que um estranho se perca na América, quando metade dos americanos não sabe indicar no mapa onde fica a sua própria casa. ET, por Steven Spielberg)

- História de Portugal (A Batalha de Aljubarrota foi ganha pela Ala dos Namorados. A voz de Nuno Guerreiro deixou as tropas espanholas em estado de choque psicológico e era vê-los correr em direcção aos bordéis de borda de estrada para lá de Badajoz)

- Geografia (Espanha - Bocado de terra que se sacrifica há anos para que Portugal não tenha fronteiras com França)

- Provérbios (Deus snifa direito umas linhas tortas)

- E muitas outras informações de fazer corar o almanaque borda d'água...

Portanto, Como Ficar Estupidamente Culto em Apenas (10) Minutos (com prefácio de Ricardo Araújo Pereira), é perfeito para quem gosta de ler e não tem paciência para Tolstoi quando estão 40 graus à sombra... Vende-se em tudo o que é livraria.

Etiquetas: , ,

« Home | Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »

» Enviar um comentário